Lançamento - Livro FTL 45 anos

Título:  FTL 45 anos e as fronteiras teológicas na contemporaneidade : Consulta Continental 2015
Organizadores:  Alexander Fajardo   e   David Mesquiati de Oliveira

Coleção FTL nº 40/41 - Português e Espanhol 

316 Páginas   -  ISBN 978-85-62877-73-5

Apresentação do livro

Este livro é o resultado da consulta continental da Fraternidade Teológica Latino americana ocorrida entre os dias 4 e 6 de junho de 2015 em São Paulo. Contou com a participação dos pioneiros do movimento, bem como representantes das gerações seguintes. Os diversos temas corolários abordados durante o evento buscavam interagir com a trajetória da FTL em seus 45 anos de engajamento na América Latina e no mundo. Infelizmente, não foi possível incluir todas as palestras e painéis por diferentes razões, mas acreditamos que os textos desta obra reúnem de maneira abrangente o que foi tratado naquela ocasião.

Em doze capítulos, sendo seis em espanhol e seis em português, esta coletânea da FTL número 40/41 expõe a memória, militância e reflexão da fraternidade feita em comunidade em nosso continente nas últimas décadas, envolvendo membros de fala portuguesa e de fala espanhola, e acolhe também temas mais recentes, que gerarão ainda muitos encontros, debates e amadurecimento.

Nos primeiros capítulos, Valdir Steuernagel, René Padilla e Samuel Escobar refletem sobre a trajetória da FTL e sobre o específico da teologia da missão integral. São textos maduros de pessoas que vivenciaram a história da FTL. O biblista Sidney Sanches trabalha em seu capítulo a questão da narrativa e do testemunho, gênero recorrente na FTL e presente também na consulta 2015. Na esteira das narrativas e testemunhos, Jocabed Solano escreve a partir da perspectiva indígena, teologizando o agir dos povos Gunas na América Central. Luis Cruz Villalobos e David Mesquiati dividiram um painel sobre pentecostalismo. Luis tratou de forma instigante a espiritualidade pentecostal e sua contribuição na recuperação pós trauma. O Mesquiati fez considerações sobre o consciente processo de abertura do mundo pentecostal para a academia e avaliou a crescente participação dos mesmos na FTL.  Tomás Gutiérrez e Jonatan Menezes retomam o olhar mais panorâmico. Estão pensando a igreja e a sociedade na América Latina, seus desafios, limitações e esperanças. Os três últimos capítulos tocarão o tema do “corpo” com olhares distintos. Priscila Barredo e Odja Barros abordarão a questão de gênero. Marlon Fluck refletirá, a partir da arte, repensando a relação entre protestantismo e arte, indicando que o tema não está fechado. Dessa forma é possível perceber a riqueza de temas, abordagens e caminhos abertos na consulta de 2015 que podem ensejar novas discussões.

Não poderíamos deixar de agradecer aos parceiros que possibilitaram a realização da Consulta Continental em São Paulo 2015, da qual esse livro é resultado direto, como Visão Mundial, Evangelisches Missionswerk in Deutschland (EMW), Terfund, entre outros. O trabalho da diretoria anterior da FTL anfi triona (Setor Brasil) representada nas pessoas do secretário-executivo, Robinson Jacintho, bem como do presidente Lyndon de Araújo Santos, foi fundamental.

Desejamos uma boa leitura e novas mesas de encontros!

Os organizadores

Alexander Fajardo

David Mesquiati

 

 

Capítulos 

 

1. Os 45 anos da FTL e sua teologia bíblica:Um pouco de “teologia no caminho”... e Maria

Valdir Steuernagel

 

2. O Evangelho na América Latina entre a narrativa e o testemunho

Sidney de Moraes Sanches

 

3 - Pentecostalismos, teologia e academia no Brasil

David Mesquiati de Oliveira

 

4. Igreja e cultura: na fronteira entre a relevância e a fragilização

Jonathan Menezes

 

5 - Novas Fronteiras: Ética, gênero e sexualidade

Odja Barros

 

6. Protestantismo, arte e literatura

Marlon Ronald Fluck

 

7. Teologia bíblica: En perspectiva de los 45 años de la FTL

C. René Padilla

 

8. Hacer teología en comunidad

Samuel Escobar

 

9. En defensa de la Vida y la Armonía

Jocabed Solano

 

10. Esta leve tribulación momentânea... Afrontamientos religiosos, crecimiento postraumático y potencial eclesial/pentecostal

Luis Cruz -Villalobos

 

11. Perspectivas y desafíos para establecer una cultura de valores y justicia desde las ideas y las prácticas del cristianismo evangélico

Tomás Gutiérrez Sánchez

 

12. Género y Sexualidad – El cuerpo: Travesía por la sexualidad, la diversidad y la integración

Priscila Barredo Pantí

 

Adquira seu exemplar pelo site da Editora Garimpo 

 

.

  • Aliança
  • Faculade Unida
  • Miquéias
  • Missão Cena
  • Conectar
  • Diálogos
  • TearFound
  • VisãoMundial
  • FTSA
The Betst bookmaker bet365 Review
How to register at bookamkersHere