CARTA PASTORAL DO QUINTO CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EVANGELIZAÇÃO - CLADE V

 Nós, irmãos e irmãs participantes do Quinto Congresso Latino-Americano de Evangelização (CLADE V), ocorrido em San José, Costa Rica, de 9 a 13 de julho de 2012, convocados e convocadas pela Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL), e gratos ao Senhor Jesus pela oportunidade de terem se reunido em torno do tema: "Seguir Jesus em seu Reino de vida. Guia-nos, Espírito Santo", compartilhamos o seguinte:

 

1. Seguindo a Jesus no caminho de vida

 

Diante de falsas imagens, sejam elas midiáticas, esotéricas e espiritualizadas, que aludem a conceitos religiosos de Jesus, reconhecemos a necessidade urgente de seguir plenamente a Jesus em seu caminho de vida. Uma de nossas tarefas urgentes é redescobrir o Jesus bíblico e o que significa caminhar com ele. Isto nos levará a considerar nossos contextos, transcender o campo teórico e interagir ativamente com a comunidade de fé. As diferentes situações exigem respostas bíblicas às necessidades humanas, respostas que produzam transformações justas e que sejam inclusivas em termos de gênero, etnia, faixa etária, capacidades físicas e mentais diferentes, minorias tradicionalmente relegadas e outros grupos que estão crescendo significativamente hoje, como por exemplo, as comunidades de imigrantes. Portanto, seguir a Jesus é encarnar seu chamado em sua missão transformadora.

 

Recomendação

 

À luz do CLADE V, recomenda-se que os núcleos da FTL em cada uma de suas regiões promovam e fomentem o diálogo, a reflexão bíblico-teológica e contextual, bem como a publicação e divulgação dos significados e práticas de se seguir hoje o Jesus bíblico pelo caminho de vida.

 

2. O Reino da vida

 

Frente aos conceitos reducionistas, mercantilistas e místicos do Reino de Deus, reconhecemos a falta de coerência entre o nosso compromisso verbal com a missão desse reino e nossa práxis. Promovemos uma abertura para exploração desse reino, mas que leve em consideração a diversidade, a ideia de comunidade, a solidariedade, e que, finalmente, seja parte da agenda de reflexão para todos e todas. Necessitamos promover espaços de renovação e diálogo que sejam inclusivos e plurais, vinculando a presença do reino com as realidades sociais em nossos contextos. Por inclusividade, propomos considerar os seres humanos em toda a sua diversidade e a criação como campos nos quais se manifesta o reino.

 

Reconhecemos que o reino de Deus também se manifesta nos movimentos que lutam em favor da vida, do cuidado com criação, da igualdade no tratamento entre homens e mulheres de todas as idades e da justiça social. Portanto, como agentes ativos do reino, devemos nos unir a essas lutas, assumindo ao mesmo tempo uma voz profética que promova os valores desse reino.

 

Recomendação

 

À luz do CLADE V, recomenda-se que os núcleos da FTL, em cada uma de suas regiões, promovam o diálogo, a reflexão bíblico-teológica e contextual, bem como a publicação e divulgação dos significados e práticas do reino de vida hoje frente a tantas manifestações de morte.

 

3. O Espírito de Vida

 

Frente às tentativas de limitar e monopolizar o Espírito da vida como propriedade privada de certos líderes megalomaníacos, reconhecemos que as práticas discriminatórias e patriarcais entristecem o Espírito da vida. A atuação do Espírito ultrapassa os nossos espaços ministeriais, trabalhando soberanamente em todo o mundo, e nos convidando a participar dos sinais de vida de seu Reino. Portanto, precisamos assumir nossa responsabilidade como agentes de esperança em todos os âmbitos de morte em nossa sociedade. Necessitamos que o Espírito da vida nos conduza no discernimento dos tempos e no enfrentamento dos poderes que marginalizam nossos povos e promovem a destruição ambiental, o medo e a morte. O Espírito nos dá poder para que, com voz profética, denunciemos as muitas manifestações de escuridão e proclamemos a esperança na utopia do reino de Deus e sua justiça revelada em Jesus Cristo.

 

Recomendação

 

À luz do CLADE V, recomenda-se que os núcleos da FTL, em cada uma de suas regiões, promovam o diálogo, a reflexão bíblico-teológica e contextual, bem como a publicação e divulgação dos significados e práticas de sermos dirigidos pelo Espírito da vida hoje.

 

4. Comunidade trinitária

 

Frente aos modelos eclesiásticos empresariais e comerciais vendidos à cultura do espetáculo, que reproduzem uma espiritualidade individualista e isolada das realidades sociais de pobreza, de individualismo e de desesperança, reconhecemos que, com frequência, nos vemos seduzidos pelo poder egoísta que limita a possibilidade de vida para os outros e promove comunidades fechadas e apáticas. Reafirmamos a promoção de um modelo de comunidade trinitária que celebra o diálogo, o encontro, a interculturalidade e a missão de Deus. Nossas comunidades devem promover o amor em contraposição ao poder humano, o perdão e não a vingança, a justiça do reino em oposição à corrupção, a paz que supera a violência, a reconciliação e não a discriminação e a restauração dos sonhos e da utopia do reino contra a desesperança. Devemos incentivar comunidades que sigam Jesus no seu reino de vida, apaixonadas pela redenção de toda a criação no Jesus ressurreto. Convidamos os seguidores e seguidoras de Jesus Cristo a formar comunidades de iguais, onde a equidade, a justiça, a celebração, a liberdade e a responsabilidade floresçam como evidências concretas de vidas transformadas.

 

Conclusão

 

Perante estes desafios fazemos um chamado a:

 

Seguir a Jesus em seu reino de vida, com tudo o que isso implica diante de toda realidade contrária, em total dependência da direção do Espírito. Mesmo que isso signifique que, como comunidades trinitárias, caminhemos na contramão e desafiemos com nossas vidas as expressões de morte e escuridão em nossas comunidades, pois Jesus nos disse: "Assim como o Pai me enviou, eu os envio".

 

Recomendação

 

À luz do CLADE V, recomenda-se que os núcleos da FTL, em cada uma de suas regiões, promovam o diálogo, a reflexão bíblico-teológica e contextual, bem como a publicação e divulgação:

 

  • dos significados e práticas de seguir hoje o Jesus bíblico pelo caminho de vida;
  • dos significados e práticas do reino de vida hoje frente a tantas manifestações de morte;
  • dos significados e práticas de sermos dirigidos pelo Espírito de vida hoje.
  • dos significados e práticas de ser hoje uma comunidade moldada pela vida da Trindade.

 

Redatores

Alejandra Ortiz

Clemir Fernandes

Daniel Salinas

Silvina Kosacki

 

 

Tradução

Robinson Jacintho

 

Revisão

Flávio Conrado

  • Aliança
  • Faculade Unida
  • Miquéias
  • Missão Cena
  • Conectar
  • Diálogos
  • TearFound
  • VisãoMundial
  • FTSA
The Betst bookmaker bet365 Review
How to register at bookamkersHere