FTL-Brasil realiza Consulta Teológica no Rio de Janeiro com 300 participantes

Nos dias 3 a 5 de junho de 2010 foi realizada, na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, a Consulta Teológica 2010 da Fraternidade Teológica Latino-Americana, Setor Brasil. Aproveitando os 40 anos de existência da FTL e a realização do Terceiro Congresso de Evangelização Mundial da série Lausanne, na África do Sul, em outubro deste ano, a Consulta teve como tema: “De Lausanne a Cape Town: Caminhos, Descaminhos e Novos Desafios para a Missão Integral no Brasil”.

A Diretoria da FTL-Brasil avalia que a Consulta soube traduzir em seu programa temas de interesse atual na Igreja Evangélica brasileira. Um indicador disso foi o bom número de inscrições, cerca de 260 participantes, sem contar os visitantes que circularam durante os três dias da Consulta, perfazendo um total geral de  mais de 300 pessoas. Foi significativa a representatividade geográfica, com 18 Estados e o Distrito Federal presentes, além da representação de diferentes denominações evangélicas. Outro fator de destaque foi a variedade de faixas etárias, reunindo, numa convivência fraterna, fundadores da FTL-B, gerações intermediárias e um grande número de jovens, representando a nova geração de pensadores.

Tônicas e inovações da Consulta no Rio

A Consulta teve sua tônica teológica, mas a metodologia procurou trazer um equilíbrio, contemplando várias atividades na programação: mesas, conferências, apresentação de trabalhos, meditação bíblica, música, testemunho – missão integral na prática. Neste último quesito, a Consulta foi inovadora. Irmãos e irmãs de diferentes lugares do Brasil contaram sobre como suas igrejas têm servido à sociedade onde estão inseridas. Tivemos testemunhos sobre atuações no Paraná, Alagoas, Pernambuco e São Paulo. Sabemos que haveria muito mais a contar, mas o programa limitou-se a esses projetos como exemplos e estímulo ao testemunho do Evangelho em sua integralidade.

A consulta também procurou contemplar espaço para valorizar vários esforços que mobilizam a Igreja brasileira na direção de viver a integralidade do Evangelho de Jesus Cristo. Lissânder Dias e Tércio Freire, lembrando o 15º mutirão internacional de oração por crianças e adolescentes em situação de risco, conduziram num momento de oração em favor das crianças (www.maosdadas.org.br). Naiá Duarte, do Projeto Mulher Viva (www.mulherviva.com) orou em favor das mulheres que sofrem violência doméstica, inclusive no meio evangélico. No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, os participantes foram lembrados desse desafio, cantando a música Paz e Comunhão, de Gladir Cabral, e conduzidos numa oração por Daniela Frozi.

O acento teológico ficou por conta de conferências como as de Ronaldo Cavalcante (SP), Orivaldo Junior (RN) e as apresentações de trabalhos na tarde de sexta-feira, com cerca de 10 autores inscritos. O Grupo de Trabalho que coordenou estas apresentações foi integrado por Harley Abrantes (RN), Sílvia Nogueira (RJ) e Alexandre de Carvalho Castro (RJ). Importantes resgates históricos sobre o movimento de Lausanne e a caminhada da FTL foram apresentados por Robinson Cavalcanti (PE), Valdir Steuernagel (PR), Key Yuasa (SP), Carlos Queiroz (CE) e Jorge Barro (PR). Este último, membro da diretoria continental da FTL, relembrou as contribuições dos CLADEs (Congressos Latino Americanos de Evangelização) e anunciou a realização do CLADE V, em 2012, e a nova dinâmica a ser empregada. Os desafios para a continuidade da caminhada em torno da Teologia da Missão Integral foi o acento das falas de Valdir e Jorge, nos momentos finais da Consulta. Muito contribuíram também as reações às falas principais, apresentadas por Robson Franco Guimarães (MG), Ed René Kivitz (SP), Odja Barros (AL) e Samuel Scheffler (PR).

Momentos devocionais tiveram seu espaço ao longo da Consulta, com meditações bíblicas conduzidas por Ricardo Barbosa (DF) e Guilhermino Cunha (RJ). Os cânticos foram conduzidos por Carlinhos Veiga (DF), Roberto Diamanso (SP) e músicos convidados. A condução dos trabalhos esteve a cargo de integrantes do Núcleo local (RJ) e da Diretoria Nacional, como Sílvia, Clemir, Carlinhos, Harley e Wilson. Um documento final sobre a Consulta foi elaborado por um Grupo de Trabalho que contou com a colaboração de Alessandro Rocha (RJ), Klênia Fassoni (MG), Lissânder Dias (MG), Manoel Bernardino (RJ) e Odja Barros (AL).

Repercussões sobre a Consulta

O retorno que a FTL-Brasil tem recebido sobre a Consulta é, na sua grande maioria, de agradecimento e apreciação. Várias irmãs e irmãos têm manifestado esse sentimento por e-mail e em conversas pessoais. Com esta percepção e sentimento, nosso presidente, pastor, compositor e músico, Carlinhos Veiga, declarou: "Em minha caminhada com a FTL ainda não tinha visto uma manifestação tão rica e variada, em termos de faixa etária, localização geográfica, atuações ministeriais e profissionais, entre outras especificidades, numa consulta nacional. Isso sem contar o número de participantes que nos surpreendeu a todos. A minha leitura passa por duas vertentes: a sede da igreja brasileira de se encontrar e retomar uma caminhada abandonada há algum tempo e, como foi mencionado em várias falas na Consulta, o kairós de Deus."

Clemir Fernandes, sociólogo e pastor, que atua junto a Renas e Iser e também membro da Diretoria da FTL-Brasil, declarou: “Suspeito que a história registrará este encontro da FTL-B, como um importante encontro na caminhada da igreja no Brasil. Não por ele somente, mas pelos desdobramentos dele que tem a ver com a missão da igreja, a produção de conhecimento, a influência de novos pesquisadores e pastores (haviam vários seminaristas e outros estudantes e é impossível mensurar o impacto que isso pode causar neles agora e em sua caminhada...), a contribuição para a formação da Aliança Cristã Evangélica, para o movimento de Lausanne etc.”

De fato, aproveitando a realização da Consulta Teológica da FTL, duas outras importantes reuniões aconteceram. O Grupo de Trabalho que atua em torno da criação de uma Aliança de Evangélicos no Brasil, promoveu uma reunião de escuta no Rio, na manhã do dia 3 de junho, contando com a participação de quase 150 pessoas interessadas. E também, cerca de 40 irmãos e irmãs, dos 90 brasileiros que vão ao Lausanne III, em Cape Town, na África do Sul, reuniram-se na tarde de sexta-feira, dia 4, para conversar sobre sua participação nesse importante congresso internacional de evangélicos de todo o mundo.

Despertamento para os Núcleos da FTL-Brasil

A Consulta e sua repercussão criou oportunidades para abertura de novos Núcleos locais e regionais da FTL-Brasil. Esta é a forma como a FTL se articula, quando grupos de pessoas de diversas formações do saber, interessadas em reflexão teológica, reúnem-se para pensar sobre o Evangelho de Jesus Cristo e seus desafios face às realidades contemporâneas. Durante a Consulta, a diretoria se reuniu com irmãos e irmãs de diferentes lugares do país para conversar sobre o início ou retomada de Núcleos de reflexão teológica, em torno da integralidade da missão cristã, em lugares diferentes como: Curitiba (PR); Londrina (PR); Vitória (ES); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Porto Velho (RO). Há núcleos que já funcionam em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), e em várias cidades da Região Nordeste, compreendendo Maceió (AL), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Olinda (PE) e Natal (RN).

Participantes da Consulta Teológica por Estados

Os participantes inscritos na Consulta representaram os seguintes Estados:

 

Alagoas

12

 

Pernambuco

05

Amazonas

01

 

Paraná

14

Bahia

09

 

Rio de Janeiro

117

Ceará

07

 

Rio Grande do Norte

04

Distrito Federal

07

 

Rondônia

02

Espírito Santo

06

 

Rio Grande do Sul

01

Goiás

05

 

Santa Catarina

01

Maranhão

02

 

Sergipe

02

Minas Gerais

12

 

São Paulo

51

Paraíba

01

 

 

 

 

Agradecimentos

Rendemos a Deus nossa gratidão pela realização desta Consulta. Reconhecemos o apoio de várias pessoas, como do Núcleo Rio, que nos hospedou, além da graciosa contribuição de irmãos e irmãs na apresentação de conferências, trabalhos teológicos, mesas de debates, meditações, testemunhos, condução dos louvores e outros. A Diretoria da FTL-Brasil é imensamente agradecida a todos e todas, ainda com os seguintes destaques: Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, Visão Mundial Brasil, Igreja Evangélica Congregacional de Vicente de Carvalho (RJ), Igreja Presbiteriana de Copacabana (RJ), Instituto de Estudos da Religião – ISER, Secretaria de Ação Social do Sínodo Presbiteriano do Rio de Janeiro, Visão Mundial Rio de Janeiro, Igreja Batista Betânia (RJ), Seminário Teológico Betel, Igreja Batista Memorial da Tijuca (RJ), Editora Vida, Ultimato – Revista e Editora, Life Stream, Línea Creativa, Editora Horizonal / Letra do Céu, Renas Rio, Renas Jovem. 

Diretoria Atual (mandato 2009 a 2012)

·         Presidente: Carlos Veiga, Brasília, DF

·         1ª Vice-Presidente: Odja Barros, Maceió, AL

·         2º Vice-Presidente: Clemir Fernandes, Rio de Janeiro, RJ

·         Secretário: Harley Abrantes, Natal, RN

·         Tesoureiro: Paulo dos Santos Nascimento, Maceió, AL

·         Secretário Executivo: Wilson Costa, Campinas, SP

O que é a FTL-Brasil?

A Fraternidade Teológica Latino-Americana é uma organização cristã, sem fins lucrativos, que tem como objetivos (extraído do Estatuto Social):

  • Promover a reflexão em torno do Evangelho e seu significado para o ser humano e a sociedade na América Latina e, particularmente, no Brasil. Para tal reflexão se aceita o caráter normativo da Bíblia como a palavra escrita de Deus, ouvindo, sob a direção do Espírito Santo, a mensagem bíblica em relação às nossas realidades humanas em uma sociedade desconectada de Deus.
  • Constituir uma plataforma de diálogo entre pensadores que confessam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor e que estejam dispostos a refletir à luz da Bíblia, a fim de comunicar o Evangelho em meio às culturas latino-americanas.
  • Contribuir para a vida e missão das Igrejas Evangélicas no Brasil e na América Latina, sem pretender falar em nome delas e nem assumir a posição de seu porta-voz no Brasil.

 

Wilson Costa, secretário executivo da FTL-B, Campinas, SP.

  • Aliança
  • Faculade Unida
  • Miquéias
  • Missão Cena
  • Conectar
  • Diálogos
  • TearFound
  • VisãoMundial
  • FTSA
The Betst bookmaker bet365 Review
How to register at bookamkersHere