Documento Regional da Consulta Sul Sudeste

Documento da Consulta Regional Sul-Sudeste da Fraternidade Teológica Latino Americana, setor Brasil (FTL-B).

 

Nós, irmãos e irmãs militantes dos núcleos Sul-Sudeste da FTL-B e irmãos e irmãs de outras organizações e igrejas, fomos convocados pelo setor Brasil da FTL para nos reunirmos e refletirmos acerca de alguns pontos que nos remetem ao quinto Congresso Latino Americano de Evangelização (CLADE V).

Reunimo-nos na cidade de São Paulo, de 23 a 25 de junho de 2011, com aproximadamente 40 pessoas que transitaram no Seminário Teológico Servo de Cristo, local este que nos acolheu. Comungamos um maravilhoso tempo de louvor e reflexão baseados no evangelho de Jesus Cristo e debaixo do tema convocatório desta consulta que foi “Da cidade do Cabo 2010 à Costa Rica 2012: A mensagem do Reino e o Rei se fazem vivos em cada momento, em cada geração, para esta geração”.

Sob a justificativa da consulta, vimos que a Cidade do Cabo 2010 (Lausanne III) nos faz pensar em que sentido organizadores do próprio evento de Cape Town e os diferentes irmãos provindos de diversas realidades mundiais, incluindo nós brasileiros, estamos envolvidos com o movimento de Lausanne pelo viés do que é a Missão Integral. Vimos também que o Reino de Vida está em oposição às expressões de morte, e que nós, Igreja em Missão, devemos lutar contra as forças inibidoras para a vida, ou a própria corrupção como representante e promotora dessas forças; Vimos que devemos sair dos espaços privados e nos fazermos presentes na relação existente entre o Reino e o mundo urbano, o espaço social e público; vimos como consequência do seguimento de Jesus que o discipulado deve ser encarnado como ministério para gerar vida como foi no exemplo do Senhor da vida; vimos que a identidade cristã deve se fazer multifacetada em contextos em que estivermos inseridos; vimos que o Espírito Santo de Deus é o vento impulsionador para a Missão, Missão esta que é em favor da vida que é o ideal de uma comunidade solidária para todos; vimos que a história é importantíssima quando olhamos para o passado, mais especificamente para os quatro congressos Latino Americano de Evangelização (CLADE), e enxergamos divergências e convergências que nos possibilitam trazer um aporte para o quinto congresso a ser realizado na cidade da Costa Rica em 2012.

Por fim, vimos que hoje é essencial nos atermos para novas realidades e perguntas a partir das quais a Missão da igreja deve ser desenvolvida, e como o fenômeno da igreja emergente, ou de comunidades alternativas, podem contribuir, ou não, com o seu estilo missional nessas novas realidades que temos hoje não só no Brasil, mas no mundo. 

Diante disso, agradecemos a Deus Pai, ao Senhor Jesus e ao Espírito Santo por refletir acerca da sua Missão, como privilégio para nós em poder participar com nossas pequenas contribuições.  Agradecemos ao Seminário Teológico Servo de Cristo, pelas instalações cedidas. Agradecemos à Visão Mundial pelo subsídio importante para o desenvolvimento da consulta e aos parceiros W4 Editora, Revista Ultimato, Baixo & Voz e Paulo Nazaré (Banda Crombie) e aos nossos queridos irmãos dos núcleos e convidados, com suas contribuições nas diferentes mesas, que nos enriqueceram para a nossa reflexão teológica e vocação missionária.

Comprometemo-nos a partir dos nossos núcleos locais voltarmos a refletir e apresentar proposições que visem o CLADE V e que o Setor Brasil da FTL ficou incumbido de trabalhar.

Organizadores da Consulta Teológica Sul-Sudeste de 2011

Fraternidade Teológica Latino-Americana – Setor Brasil

Responsáveis pela Organização:

Robinson Souza – Núcleo São Paulo

Tiago Nogueira – Núcleo Campinas

Wilson Costa – Secretário Executivo FTL-Brasil

 

  • Aliança
  • Faculade Unida
  • Miquéias
  • Missão Cena
  • Conectar
  • Diálogos
  • TearFound
  • VisãoMundial
  • FTSA
The Betst bookmaker bet365 Review
How to register at bookamkersHere