Núcleos do Sul e Sudeste realizam Consulta em São Paulo

Aproveitando o feriadão de Corpus Christi, de 23 a 25 de junho de 2011, participantes da FTL-Brasil dos Núcleos do Sul e Sudeste do Brasil se reuniram em São Paulo. Contando com a hospitalidade do Seminário Teológico Servo de Cristo, na Vila Mariana, reuniram-se em Consulta Teológica irmãos e irmãs de Londrina, Estado do Paraná, de Campinas e de São Paulo, Estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Macaé, Estado do Rio de Janeiro, e de Vitória e Guarapari, Estado do Espírito Santo, de Viçosa e de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Foi uma Consulta com cerca de 40 participantes ao todo, muito representativa.

A Consulta teve como tema: “Da cidade do Cabo 2010 a Costa Rica 2012: A mensagem do Reino e o Rei se fazem vivos em cada momento, em cada geração, para esta geração”. As diferentes conferências e mesas tiveram temas relacionados ao 5º Congresso Latino-Americano de Evangelização, CLADE 5, que será realizado em julho de 2012 na Costa Rica. Estamos em preparação para participar de CLADE 5 de uma maneira mais pró-ativa do que tivemos oportunidade em Lausanne 3. Não se esperaria nada diferente, pois os Congressos da série CLADE são promovidos pela FTL, desde o segundo deles, desde 1979, em Lima, Peru. Clade V terá como tema: “Seguindo a Jesus em seu Reino de vida. Guia-nos, Espírito Santo.”

A Conferência de abertura, com Marcos Orison (Londrina-PR), procurou fazer um resgate do que foi Lausanne 3, em Cape Town, África do Sul, em outubro de 2010, sob o tema: “Cidade do Cabo 2010: Diálogos e confrontações, o ‘pontapé’ inicial para o CLADE V”. A mesa que se seguiu contou a participação de Ricardo Agreste (Campinas-SP) e Clemir Fernandes (Rio de Janeiro-RJ), sob o tema: “o Reino de Vida em oposição às expressões de morte”.  Ainda na noite do primeiro dia da Consulta, Júlio Zabatiero (Vitória-ES) e Gedeon Alencar (São Paulo-SP), participaram de uma mesa sob o tema “O Reino e o mundo urbano, social e público”.

Na manhã do segundo dia da Consulta aconteceu a Mesa 3, com Wilson Costa (Campinas-SP) e Clemir Fernandes (Rio de Janeiro – RJ), substituindo Carlinhos Veiga que não pode participar da Consulta. Esta mesa teve como tema: “Discipulado, Espiritualidade e Encarnação: Ministério e o ensinamento de Jesus para a vida”. A tarde deste segundo dia contou com a Mesa 4, sob o tema “o seguimento de Jesus como forma de explicar a identidade cristã em diversos contextos”, com a participação de Taís Machado (São Paulo – SP) e Sílvia Nogueira (Rio de Janeiro – RJ). Sarah Nigri (Vitória – ES), que também participaria dessa mesa, teve problema de transporte aéreo e acabou por não poder comparecer à Consulta.  O período da tarde terminou com uma palestra pelo Alex Fajardo (São Paulo – SP), sobre CLADE I e CLADE II, oferecendo um resgate histórico. O segundo dia da Consulta fechou com a Mesa 5, “Capacitação para a Missão: o Espírito da vida em favor da vida”, com a participação de Rafael Vallant (Guarapari – ES), Tiago Nogueira (Campinas – SP) e Carlos Caldas (São Paulo – SP).

O terceiro e último dia abriu com conferência por Jonathan Menezes, sobre CLADE III e CLADE IV. A sexta e última Mesa foi com Jonas Madureira e Sandro Baggio, ambos de São Paulo, tratando de “Novas realidades de missão: a igreja emergente e a possibilidade de instrumentalidade”.  A Consulta encerrou com a celebração da Ceia do Senhor, sob a condução dos pastor Wilson Costa e a pastora Yokimi Yuaça (São Paulo – SP).

Num ambiente fraterno e de grande interesse pela reflexão teológica que contribuição para a missão da Igreja em solo brasileiro, a Consulta ainda contou com a contribuição de Noel Sobrinho, na condução dos momentos devocionais, com meditações pertinentes ao tema. Nos momentos de cânticos de louvor e adoração a Deus, contamos com a participação de Paulo Nazareth (Banda Crombie) e da dupla Baixo e Voz, Sérgio e Marivone. Um impressionante e vibrante testemunho sobre missão integral foi apresentado pelo irmão João Boca, da missão Sena, que desenvolve trabalho missionário na região conhecida como cracolândia, na capital de São Paulo.

Um documento sintetizando as principais contribuições da Consulta foi preparado e apresentado pelos irmãos Robinson Souza e Tiago Nogueira. Este documento está disponível na pasta “Consultas”. {Clique aqui para ver os documentos} Eles encabeçaram a organização da Consulta, prestando grande serviço à FTL-Brasil, particularmente aos Núcleos do Sul e Sudeste. Foi bonito ver tantos irmãos e irmãs do Sul e Sudeste reunidos nesses dias, para aproveitar de todo esse conteúdo e participar dos debates teológicos que se seguiram a cada conferência e cada mesa.

Por Wilson Costa – Secretário Executivo da FTL-Brasil

  • Aliança
  • Faculade Unida
  • Miquéias
  • Missão Cena
  • Conectar
  • Diálogos
  • TearFound
  • VisãoMundial
  • FTSA
The Betst bookmaker bet365 Review
How to register at bookamkersHere