FTL REALIZA CONSULTA TEOLÓGICA NO NORDESTE

De 21 a 23 de abril, na cidade de São Luís, Maranhão, aconteceu a Consulta Teológica Regional Nordeste da FTL-Brasil. Tivemos como tema “Um outro mundo já começou: questões para a Escatologia cristã”.

A Consulta reuniu muitos participantes locais além de vários vindos de outros Núcleos do Nordeste, como de Fortaleza, Natal, Bultrins (Olinda), Maceió, Salvador e Vitória da Conquista. Além das presenças de membros da Diretoria, como o presidente, Carlinhos Veiga e a vice-presidente, Odja Barros. Também esteve presente o Secretário Executivo do Setor Brasil, Wilson Costa. Cerca de 100 participantes estiveram reunidos ao longo da programação em um dos auditórios do Seminário Cristão Evangélico do Norte, que nos acolheu para esse evento.

As reflexões bíblicas do período das manhãs foram conduzidas por Júlio Zabatiero, teólogo, professor na Faculdade Unida de Vitória, companheiro de longa data de FTL. Zabatiero fez primorosas reflexões bíblico-teológicas à luz de Eclesiastes.

Contamos com três conferências. Uma sob o tema “De Lausanne 3 a Clade 5”, teve como preletores Carlos Veiga e Orivaldo Pimentel. Outra foi um depoimento impactante feito por Manoel da Conceição. Líder de movimentos sociais e de sindicatos rurais no Maranhão. Fundador do PT e defensor da luta pelos Direitos Humanos. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão. Ele é um sobrevivente do regime militar dos anos 60/70, com uma história impressionante de sobrevivência, luta, coragem e determinação. Uma terceira foi uma análise de conjuntura, pelo Prof. Francisco Gonçalves, da UFMA, doutor em comunicação, escritor sobre mídia no Brasil e militante político.

De grande contribuição ao programa da Consulta foram a Sessões de Diálogo. Foram espaços informais de diálogo na sua horizontalidade, para o aprofundamento da comunhão e a reconstrução de caminhos para a missão da igreja. Nesses momentos houve apresentação de experiências e reflexões, tendo como eixo a presença e a participação de evangélicos em movimentos sociais: implicações éticas, políticas, eclesiásticas e teológicas.

Uma sessão de diálogo foi sobre a recém criada Aliança Cristã Evangélica Brasileira, participando da mesa Lyndon Santos e Wilson Costa. Outra foi sobre “evangélicos, missão e movimentos sociais no Nordeste”, com Ricarte Almeida, Wellington Santos e Franqueline Terto dos Santos. A terceira sessão de diálogo foi sobre “juventude e redes sociais evangélicas”, com a participação de representantes da Renas Jovem, Rede Fale e ABU.

Um destaque também para o professor, pesquisador e cientista, Carlos Martinez, evangélico, que dialogou com os presentes sobre “Ecologia e Meio Ambiente”.

A FTL através da articulação local contou com o apoio do ITEBAS – Instituto Teológico Basiléia, Associação Basiléia, Igreja Evangélica Congregacional de São Luis, ABU São Luis, Paulinas Livraria, Igreja Cristã da Ilha, Renas MA, Seminário Cristão Evangélico do Norte. Através de sua Secretaria Geral também contou com o apoio da Visão Mundial, por meio de sua área de relações institucionais.

  • Aliança
  • Faculade Unida
  • Miquéias
  • Missão Cena
  • Conectar
  • Diálogos
  • TearFound
  • VisãoMundial
  • FTSA
The Betst bookmaker bet365 Review
How to register at bookamkersHere